400Kb

Perspectiva em História da Física - Volume I - Dos Babilônios à Síntese Newtoniana

R$ 34,56

A história da Física aqui apresentada enfatiza algumas das grandes descobertas feitas pelo homem para estabelecer uma descrição da realidade física, o que lhe permitiu compreender o funcionamento do mundo natural e descobrir uma receita simples, mas de grande eficácia, para o seu domínio. O ponto de partida é uma rápida incursão pelas civilizações do Crescente Fértil e uma análise mais detida da primeira das revoluções científicas, a “invenção do cosmos”, feita pelos pensadores gregos das origens, seguida de uma análise das obras de Platão e Aristóteles. O período medieval, vasto e complexo, é abordado por meio de dois fios condutores: de um lado, o problema da persistência do movimento ou do Princípio de Inércia; de outro, o problema do movimento nos céus, cuja abordagem culmina na obra de Copérnico. Depois, o surgimento de uma nova Física é analisado e a atenção volta-se para o período que medeia o De revolutionibus, de Copérnico, e os Principia, de Newton. No meio do caminho, travamos conhecimento com as obras de gigantes, como Tycho Brahe, Kepler, Galileu, Descartes e Huygens. Editora Ciência Moderna.

EditoraEditora Ciência Moderna