682Kb

Ora, Bolas

R$ 11,00

Este livro reúne o que escrevi sobre futebol em dois jornais: na Gazeta Mercantil, de 1997 a abril de 2000; e em O Estado de S.Paulo, de maio de 2000 até a conquista do quinto campeonato. “Boleiro” desde as fraldas, sempre dei notas sobre futebol na coluna Sinopse, em geral sob o título O ludopédio ou em Por que não me ufano, e são elas que compõem a parte IV deste livro, Intermezzo dramático. O período que vai da Copa de 98 à de 2002 formou um panorama a meu ver riquíssimo não só para o observador esportivo, mas também para o observador cultural. Escrevi sistematicamente sobre o vice-campeonato numa coluna chamada Corner na Gazeta e sobre o penta no Diário da Copa do Estadão. O personagem principal do período, como não poderia deixar de ser, é Ronaldo, cuja carreira acompanhei com admiração intensa, ao fim “recompensada” por seu desempenho na final contra a Alemanha em 30/6/2002. Mas fiz questão de abrir o livro com perfis de jogadores que marcaram o período anterior ao dele – Pelé, Maradona, Zico e Sócrates – e com artigos sobre esse que é um dos traços literários mais interessantes do Brasil, a crônica esportiva.
(Dois textos deste livro, Pelé – O físico de chuteiras e Ronaldo – A convulsão e a salvação da mídia, já haviam sido publicados em meu livro Questão de Gosto, mas aqui reaparecem revisados de acordo com as informações mais recentes.) A visão em perspectiva pode ser um antídoto forte contra a tendência natural de sobrevalorizar o momentâneo, nesse esporte que, como a vida, sobrevive de momentos.
Daniel Piza, julho de 2002
__________
SUMÁRIO
Apresentação
Parte I – Ídolos e livros
Parte II – Copa de 1998
Parte III – Viagem em torno de Ronaldo
Parte IV – Intermezzo dramático (1998-2002)
Parte V – O PENTA (Diário da Copa de 2002)
Sobre o autor:
Daniel Piza (www.danielpiza.com.br) é jornalista e escritor. Trabalhou na Folha de S.Paulo e na Gazeta Mercantil e hoje é editor-executivo e colunista de O Estado de S.Paulo, além de colaborador de revistas como Bravo! e Classe. Organizou, entre outros, Waaal - O Dicionário da Corte de Paulo Francis e O Teatro das Idéias de Bernard Shaw (ambos da Companhia das Letras, 1996). É autor de um romance juvenil (As Senhoritas de Nova York, FTD, 1996), de uma reunião de ensaios e resenhas (Questão de Gosto, Record, 2000) e de um livro infantil (Mundois, Bei, 2001). Atualmente escreve um perfil de Ayrton Senna, O Eleito, a ser lançado pela Relume Dumará no final do ano. 

EditoraNova Alexandria
AutorDaniel Piza
FormatoPDF
LeitorLockLizard
ImpressãoNão permitida
SeleçãoNão permitida
FreteR$ 0,00 (Download imediato)

Comentários

Nenhuma avaliação de cliente no momento.

Escrever uma avaliação

Ora, Bolas

Ora, Bolas

Ora, Bolas
Daniel Piza
Editora Nova Alexandria

12 outros produtos da mesma categoria: